Mantenha-se bem informado!

O evento aconteceu no auditório Goyazes do TRT 18 (GO), o evento “ROMPENDO CORRENTES: A ESCRAVIDÃO NÃO PODE CONTINUAR”, organizado em alusão ao dia 13 de maio, histórica e divergentemente conhecido como “Dia da Abolição da Escravatura no Brasil”, no dia 13/05/2024, das 08h30 às 12h30.

O intuito foi chamar a atenção da sociedade goiana para esse grave problema de exploração do trabalho que ainda assola milhares de trabalhadores em nosso país, inclusive em Goiás, tendo em vista que nosso estado figurou em primeiro lugar em número de trabalhadores resgados no ano 2023.

A programação apresentou a Exposição Fotográfica, do Fotógrafo e Auditor Fiscal do Trabalho, Sérgio Carvalho, com imagens do trabalho escravo em Goiás e no Brasil; falas de autoridades e representantes institucionais e sindicais sobre o tema, entre outros convidados; ao final a exibição do Documentário SERVIDÃO, do cineasta Renato Barbieri.

Representando a FTIEG-TO-DF e SITIFAEG-TO-DF, estiveram o Secretário Geral da FTIEG-TO-DF, José Alves; o Secretário Regional do Sul de Goiás da FTIEG-TO-DF e Diretor Financeiro do SITIFAEG-TO-DF, Luiz Gonzaga; O Secretário Regional do Centro de Goiás, Vilson de Lima; a Assessora Jurídica, Cristiane Pavan; o colaborador da FTIEG-TO-DF, Murillo Roncato e o Assessor de Comunicação, João Carlos Barreto.

Sinopse do filme

Servidão é um filme dirigido por Neto Borges e Renato Barbieri. Lançado em janeiro de 2024, a produção investiga a sociedade brasileira, que há 500 anos continua a subjugar a mesma categoria de pessoas. Embora as condições de trabalho semelhante à escravidão sejam consideradas crimes previstos pelo Código Penal Brasileiro, o regime de servidão ainda pode ser visto em diversos cantos do país.