O Presidente da FTIEG-TO-DF e SITIFAEG-TO-DF, Pedro Luiz Vicznevski (Pedrão), o Diretor da FTIEG-O-DF e SITIFAEG-TO-DF, Luís Gonzaga Maciel, acompanhados do assessor Jurídico, Dr. Pablo Pavan, convidados da diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (FEQUIMFAR), participaram no dia 12/03/2024, do Seminário de Negociação Coletiva do setor do etanol. O evento marca o início da Campanha Salarial e Social dos trabalhadores nas usinas e destilarias de produção de etanol em todas as regiões do estado de SP.
Em reunião ampliada, além de dirigentes dos Sindicatos filiados à FEQUIMFAR no estado de São Paulo, participaram do encontro lideranças da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Etanol dos Estados de Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na abertura fizeram parte da mesa Sérgio Luiz Leite, Presidente da FEQUIMFAR; Edson Dias Bicalho, Secretário Geral; Jurandir Pedro de Souza, Tesoureiro Geral; Antonio Silvan Oliveira, Presidente da CNTQ; Danilo Pereira da Silva, Presidente da Força Sindical SP.
Sérgio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, destacou a representatividade deste encontro para a definição de estratégias nacionais para a negociação coletiva: “dentre outras reivindicações, será priorizada a luta por reajuste salarial, aumento real de salários, auxílio alimentação, manutenção e ampliação de diretos sociais e trabalhistas e igualdade salarial entre mulheres e homens”.
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos e Etanol de Bauru e Região, afirmou que a maior parte dos trabalhadores no setor do etanol de todo o país está representado neste Seminário, fortalecendo os debates sobre condições de trabalho.
Antonio Silvan Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) e do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região, salientou a importância do compromisso e união das lideranças sindicais para reforçar as estratégias de negociação e ampliar direitos para a categoria.
Na parte da tarde, os dirigentes sindicais apresentaram as experiências e cenários nas várias regiões do país para então determinarem uma pré-pauta de reivindicações dos trabalhadores nas usinas no estado de SP. Atualmente, FEQUIMFAR e Sindicatos filiados representam cerca de 25 mil trabalhadores em usinas e destilarias de fabricação de etanol com data-base em 1º de maio.
Painel jurídico
Na parte da manhã, Cesar Augusto de Mello, consultor jurídico da FEQUIMFAR e CNTQ, apresentou informes sobre mudanças no cenário jurídico na organização sindical. A mesa foi também foi composta pelos advogados Dr. Amilcar, Dr. Marcia, Dr. Andrea e Dr. Pablo Pavan.
JCB



