A equipe da FTIEG-TO-DF, formada pelo Secretário Geral, José Alves, os Assessores Jurídicos, Dra. Cristiane e Dr. Pavan, e o Assessor de Comunicação, jornalista João Carlos Barreto, estiveram com as Trabalhadoras e Trabalhadores da Klabin S/A, com sede em Rio Verde, às 10h00 do dia 04/06/2024, com a finalidade de deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que vem sendo negociado entre a Federação e a empresa.
A princípio, a representante da empresa, Maria José, abriu a assembleia de forma breve e retirou-se do local da reunião a pedido da FTIEG-TO-DF, preservando a participação plena das trabalhadoras e trabalhadores presentes.
Em ato contínuo, os advogados explicaram em que ponto se encontra as negociações do ACT, apresentaram quais reivindicações a empresa vem relutando em aceitar e quais as consequências da protelação da negociação e não renovação do ACT, como a possibilidade de retirada de benefícios abrangidos pelo instrumento coletivo. Após a explanação e a troca de informações entre os sindicalistas e os presentes, foi proposto a realização de votação secreta para aprovação, ou não, dos termos do ACT até então negociados entre o ente sindical e a empresa. Os trabalhadores puderam votar, de forma democrática e sigilosa, em “Sim” para aceitação dos termos do ACT, e “Não” para não aceitação dos termos atuais e continuação da negociação.
A votação e a apuração dos votos foram realizadas com o acompanhamento de todos os presentes, prevalecendo a vontade da maioria, que decidiu pela rejeição dos termos atuais do ACT, devendo continuar as negociações, almejando a manutenção dos benefícios acobertados pelo instrumento coletivo e aceitação da pauta reivindicatória pela empresa.








