Divulgue e compartilhe
A equipe da FTIAEG TO DF, formada pelo Diretor, Luiz Gonzaga, e o assessor Jurídico Dr. Pablo Pavan, estiveram com as Trabalhadoras e Trabalhadores da Klabin S/A, com sede em Rio Verde (GO), com a finalidade de deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que vinha sendo negociado entre a Federação e a empresa.
Foram realizadas três Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) no auditório da empresa. As duas primeiras aconteceram às 21h00 e 22h40, do dia 05/05/2025, e a última às 09h00 do dia 06/05/2025, com a presença de muitas Trabalhadoras e Trabalhadores.
A princípio, a representante da empresa, Maria José, abriu a assembleia de forma breve e retirou-se do local da reunião a pedido da FTIAEG TO DF, preservando a participação plena das Trabalhadoras e Trabalhadores presentes.
Em ato contínuo, os representantes sindicais explanaram sobre os termos alcançados, através de vários meses de negociações, do ACT, seus benefícios e valores financeiros alcançados. Em seguida foi apresentada a importância da votação para aprovação ou não dos benefícios inclusos no documento.
Dentre as conquistas foi destacada a manutenção dos benefícios do atual ACT, a inclusão dos supervisores no pagamento de assiduidade, redução do horário administrativo para às 17h, reajustes das cláusulas econômicas em 5,20% e reajuste do piso em 7%.
A maioria dos laborais, nas três reuniões, por meio de votação secreta, aprovaram o texto do ACT. Durante as Assembleias os trabalhadores relataram suas dúvidas e apresentaram seus desejos de melhorias para que sejam alcançados na próxima pauta de negociação entre os entes sindicais e a Klabin, com destaque especial ao vale alimentação. Ficou definido que a próxima campanha de negociação será pautada no valor do vale alimentação.
A votação, nas três AGEs, apresentou como resultado a aprovação da proposta atual do ACT por 64,23% dos trabalhadores presentes nas Assembleias.
Os sindicalistas agradeceram o apoio da Empresa Klabin na realização das AGEs, com destaque para a RH, Maria José, que acompanhou o início das Assembleias.